O Nieuwe Instituut em Rotterdam inaugurou o Water Cities Rotterdam. By Kunlé Adeyemi, um projeto cultural composto por exposições em vários pontões flutuantes e instalações artísticas que apresentam projetos do arquiteto Kunlé Adeyemi nos Países Baixos. A exposição traz um pavilhão de madeira flutuante com sete metros de altura no lago externo do instituto. Dentro do pavilhão, o arquiteto, paisagista e artista Thijs de Zeeuw criou uma obra de arte para permitir que os visitantes experienciem o pavilhão do ponto de vista da natureza enquanto contemplam as consequências que construir e viver na água trazem para a ecologia e biodiversidade circundantes. A mostra está em exibição no Nieuwe Instituut até 22 de outubro de 2023.
A exposição Water Cities Rotterdam foi concebida como um campo de testes para explorar o potencial de soluções de design relacionadas com a água para as mudanças climáticas globais. Abrangendo diferentes elementos, a plataforma tem como objetivo abordar, do ponto de vista do passado, presente e futuro, a ameaça crescente do aumento do nível do mar que ameaça as áreas úmidas, costas e cidades em todo o mundo. A exposição reúne exemplos de arquitetura à beira d'água da Coleção Nacional de Arquitetura e Planejamento Urbano Holandês, além de obras do artista Thijs de Zeeuw. Todas as intervenções estão alinhadas com os princípios 'Zoöp' do instituto para acomodar as formas não humanas de vida.
A empresa com sede em Amsterdã NLÉ, liderada por Kunlé Adeyemi, liderado a pesquisa de soluções inovadoras para responder aos crescentes níveis de água. Inspirado pelas 'cidades da água' africanas como Lagos (Nigéria), o escritório desenvolveu um sistema de construção circular flutuante para demonstrar o potencial da arquitetura ao abordar esses desafios climáticos complexos. Em Rotterdam, o escritório instalou o pavilhão MFS IIR - Water Cities Rotterdam, de sete metros de altura, nos lagos do Nieuwe Instituut. É feito de materiais reciclados da instalação da Bienal de Veneza. Dentro do pavilhão, Thijs de Zeeuw criou uma abertura na parte inferior para oferecer uma perspectiva subaquática e incentivar os visitantes a contemplar a biodiversidade circundante.
Várias outras instalações foram criadas para o lago oeste do Nieuwe Instituut, incluindo pequenas ilhas projetadas especificamente para a animais aquáticos, como libélulas, mergulhões, gansos e anfíbios. A exposição paralela também apresenta edifícios construídos na água. Os exemplos foram fornecidos pela Coleção Nacional de Arquitetura e Planejamento Urbano Holandês e vão desde pequenas intervenções, como bicicletários flutuantes, até extensões urbanas completas. Além disso, a instalação do artista Shertise Solano explora seus próprios medos em relação à água, enquanto o revestimento do estúdio de design Opperclaes para os pavilhões e pontões exemplifica o método de impressão de cianotipia.
O nigeriano de nascimento Kunlé Adeyemi do escritório com sede em Amsterdã NLÉ, é conhecido por sua pesquisa sobre a relação entre água e cidades. Projetos como a Escola Flutuante de Makoko localizada na Lagoa de Lagos, na Nigéria, ou os pavilhões flutuantes em Lagos, Chengdu e Bruges, foram amplamente discutidos por seu impacto nas comunidades locais e sua resposta a desafios relacionados ao clima, como o aumento do nível do mar. Como parte de sua pesquisa em andamento, Kunlé Adeyemi lançou recentemente o livro 'African Water Cities', uma coleção de ensaios, pesquisas e fotografias que ilustram a relação entre cidades e comunidades costeiras africanas e a água através da lente da urbanização rápida e mudanças climáticas. O livro será apresentado no Nieuwe Institute em 22 de junho.
Este artigo é parte dos Temas do ArchDaily: Água e Arquitetura. Mensalmente, exploramos um tema em profundidade através de artigos, entrevistas, notícias e projetos de arquitetura. Convidamos você a conhecer mais sobre os temas do ArchDaily. E, como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuição de nossas leitoras e leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.
“Water is life and our passion. And water conservation is climate protection. We at Hansgrohe are committed to making a difference in how water is considered in Architecture, with products that save water while maintaining the same showering experience.”
Every month we explore a topic in-depth through articles, interviews, news, and architecture projects. We invite you to learn more about our ArchDaily Topics. And, as always, at ArchDaily we welcome the contributions of our readers; if you want to submit an article or project, contact us.